sexta-feira, 5 de maio de 2017

A Europa espera pelas eleições em França

A campanha eleitoral para a 2ª volta das eleições presidenciais francesas termina hoje. A Europa e o mundo estão em suspenso pelo resultado desta eleição, como hoje titula a edição do Hojemacau, um dos jornais em português que se publica no território de Macau.
Estão em confronto duas visões diametralmente opostas da França, da Europa e do lugar da França no mundo. Marine Le Pen de 48 anos de idade é apoiada pela Frente Nacional e assume uma posição de extrema-direita, pretendendo fechar as fronteiras nacionais e acabar com a moeda única europeia, enquanto Emmanuel Macron de 39 anos de idade é apoiado pela estrutura En Marche! que ele próprio criou e se apresenta como um centrista liberal, defendendo uma economia mais aberta e uma maior cooperação com a União Europeia.
Nos últimos dias o candidato independente Macron tem consolidado o seu favoritismo e, segundo as sondagens, terá cerca de 60% dos votos dos eleitores franceses, tendo recebido uma expressiva mensagem de apoio do ex-Presidente Barack Obama, para além do suporte que já recebera de François Hollande. Porém, muitos franceses não se revêem em nenhum dos candidatos e há um forte apelo para o voto em branco, sobretudo dos sectores políticos situados à esquerda. No entanto, o resultado das eleições de domingo vai manter a Europa em suspenso, porque a campanha que hoje termina revelou a falência dos partidos políticos tradicionais, nomeadamente os republicanos e os socialistas, enquanto mostrou a Frente Nacional como o maior partido francês. Por isso, mesmo que Macron vença, nem a França, nem a Europa sossegarão até às eleições legislativas de 11 e 18 de Junho, que irão ser um segundo teste ao futuro da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário