sábado, 13 de maio de 2017

A política económica de Trump e o futuro

A governação de Donald Trump está  a ser dominada pelo seu estilo autoritário, pela sua ignorância e pela acumulação de casos, uns na esfera internacional, mas outros na ordem interna. Os Republicanos, que se esperava fossem o seu principal suporte político, já começam a desesperar. A recente demissão de James Comey, o director do FBI, a poderosa agência que investiga as eventuais ligações da campanha eleitoral de Trump à Rússia de Putin, foi um dos casos que afectou a confiança da maioria dos americanos no homem que dirige o país desde 20 de Janeiro de 2017, muitos deles já desesperados por tardar o emprego que lhes foi prometido. 
De resto, a impopularidade de Trump e a desconfiança nas suas promessas económicas têm aumentado. A mais recente edição da prestigiada revista The Economist escolheu como tema principal a análise das políticas económicas prometidas por Donald Trump durante a campanha eleitoral que o conduziu à presidência dos Estados Unidos e que vêm sendo designadas pela expressão Trumponomics.
O título escolhido para esta edição – Trumponomics: what it is, and why it is dangerous – mostra como estão a aumentar as dúvidas quanto ao mérito das propostas económicas de Donald Trump e que poucos acreditam que elas possam fazer a América grande outra vez, como ele repetiu tantas vezes durante a sua caminhada para a Casa Branca.
A impulsividade e a superficialidade do estilo do Presidente dos Estados Unidos ameaçam a economia mas também o Estado de Direito, enquanto a revista acrescenta que Donald Trump está “a governar Washington como se fosse um rei e a Casa Branca a sua corte”. O seu egocentrismo e a sua necessidade de ser o centro das atenções estão a levá-lo a rodear-se de amigos e de fiéis que não o contrariam e a atacar todos os que se atravessam no seu caminho. Assim, as coisas não podem dar certas e ele próprio já veio reconhecer que “a Presidência é mais difícil do que pensava e que tem saudades da vida que levava antes”. Por tudo isto, há cada vez mais americanos a pensar que Donald Trump poderá não levar o seu mandato até ao fim. A Trumponomics parece estar condenada.

Sem comentários:

Enviar um comentário