segunda-feira, 8 de maio de 2017

As devastadoras inundações no Canadá

As grandes inundações que acontecem de vez em quando no mundo, sobretudo nas bacias fluviais da Índia e da China, são sempre devastadoras ou mesmo catastróficas. Porém, essas inundações também acontecem noutrás regiões, que são supostas estar melhor preparadas para enfrentar essas situações.
Assim acontece actualmente no Canadá, onde estão a ocorrer inundações devastadoras, como não se registavam há mais de cinquenta anos. Essas inundações estão a afectar a província do Quebec, tendo já sido registados alguns milhares de sinistros, incluindo alguns acidentes mortais, assim como o encerramento de escolas e de repartições públicas.
O governo do Quebec declarou hoje o estado de emergência em Montreal, depois do colapso de três diques de protecção situados no norte da cidade, mas também em Laval e noutras cidades canadianas, segundo informa o Journal de Montréal. Segundo foi anunciado oficialmente, haverá mais de quatro centenas de estradas intransitáveis, cerca de 2500 moradias que foram inundadas em 146 localidades e mais de 1500 pessoas que foram evacuadas.
Desde o passado sábado que as Forças Armadas passaram a cooperar com a Protecção Civil, sobretudo nos trabalhos de reforço preventivo de diques e na reparação dos que colapsaram, não só na região de Montreal mas também em toda as áreas que marginam o rio Otawa, entre as cidades de Otawa e Montreal. As autoridades têm justificado a anormalidade desta situação com as chuvas excepcionais que se têm verificado nas últimas semanas e com o inverno rigoroso que gerou muita neve que está agora a derreter. Tem sido tanta água a inundar a província do Québec, que os jornais canadianos trouxeram o assunto para as suas primeiras paginas.

Sem comentários:

Enviar um comentário