sábado, 27 de maio de 2017

Lisboa: o sol, os turistas e os jacarandás

Lisboa: Avenida D. Carlos I
Há uma onda de optimismo que está a atravessar a sociedade portuguesa e é em Lisboa que mais se sente essa festiva e atraente aragem. Há um mar de turistas que procuram o nosso sol e a nossa tranquilidade, que desfrutam o azul do Tejo e o vai-vém dos cacilheiros, que se estendem pelas escadarias da Ribeira das Naus ou se refrescam no Cais das Colunas. Há uma gastronomia de muitos sabores a desafiar os visitantes e há inúmeras esplanadas que se enchem de jovens e de menos jovens falando línguas muito diversas. A oferta cultural da cidade de expressão popular ou erudita, é muito diversificada e muito convidativa, não deixando ninguém indiferente. A cordialidade dos lisboetas parece insuperável. Os bairros históricos e os museus enchem-se e, mesmo antes das festas da cidade, Lisboa já tem um ar de festa e uma invulgar aparência cosmopolita.
Nesta altura do ano, a cidade parece enfeitar-se e deslumbra com os jacarandás floridos, até porque parecem aumentar todos os anos as ruas, os jardins e as praças que os adoptaram. Lisboa parece ser, realmente, a cidade dos jacarandás. Iluminados pela luz única que a cidade tem, os jacarandás floridos inspiram os fotógrafos e são um elemento adicional para enriquecer a cidade, embora esse deslumbrante festival de cor só dure até meados de Junho. Já lá vai o tempo em que podíamos identificar as mais belas manchas de jacarandás floridos, mas hoje estão por toda a cidade.

1 comentário:

  1. Qualquer dia temos que tirar passaporte para entrar em Lx ... no que diz respeito aos belíssimos Jacarandás só é pena as suas flores peganhentas e escorregadias que enchem o chão.

    ResponderEliminar