sábado, 20 de maio de 2017

O tempestuoso vento que sopra do Brasil

As notícias que nos chegam do Brasil são demasiado preocupantes. As revelações sobre a corrupção que penetrou em todos os escalões da política brasileira e que levaram ao afastamento de Dilma Rousseff da presidência do Brasil e à permanente suspeita sobre Luiz Inácio Lula da Silva, já tinham mostrado uma invulgar dimensão do problema. Era previsível, portanto, que a história continuasse. E continuou. Sucederam-se novas informações obtidas quase sempre através da figura da "delação premiada", que trouxeram ao conhecimento público muitos mais casos que revelam subornos e propinas a milhares de políticos de partidos de todo o espectro parlamentar brasileiro. Ao contrário do que acontece um pouco por todo o mundo em que a corrupção é a excepção, no Brasil a corrupção é a regra.
Um dia destes foi revelada uma conversa entre o actual presidente Michel Temer e um empresário de apelido Batista, no qual aquele parece autorizar o pagamento de subornos. O Supremo Tribunal Federal abriu uma investigação contra Temer sustentada em suspeitas de que cometera crimes de obstrução judicial, organização criminosa e corrupção passiva, mas o presidente do Brasil apressou-se a fazer uma declaração ao país a anunciar que não vai renunciar ao seu cargo. Era de esperar.
Na sua última edição a revista Veja invoca a grandeza do Brasil e a necessidade de grandeza dos homens públicos que ocupam o aparelho de Estado, porque é urgente a rápida regeneração da vida pública brasileira. Porém, a ideia de grandeza pode ter subjacente a ideia de homens providenciais e é preciso muito cuidado com isso.  A revista também lança um veemente apelo para que se acabe com esta lamentável situação, porque os milhões de brasileiros honestos não merecem ser punidos pela desfaçatez e pela ganância dos poderosos. É verdade. No entanto, a revista não aponta uma saída para esta situação que, naturalmente, só pode ser encontrada através da vontade popular expressa através do voto democrático. Só pode ser esse o caminho a seguir pelos nossos irmãos brasileiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário