sexta-feira, 19 de maio de 2017

R.I.P. Mário Carrascalão

Timor Leste está de luto porque  morreu Mário Carrascalão quando ontem conduzia a sua viatura próximo do bairro do Farol na cidade de Díli e foi acometido de doença súbita. Tinha 80 anos de idade e morreu um dia depois de ter sido galardoado com a mais alta condecoração timorense, que lhe foi entregue por Taur Matan Ruak, um dos antigos líderes da guerrilha e actual chefe de Estado da República de Timor Leste.
Mário Carrascalão nasceu em 1937 em Venilale e era filho de um anarquista português que foi deportado para Timor, tendo vindo para Portugal para completar o ensino secundário e para frequentar o Instituto Superior de Agronomia, onde se licenciou. De regresso a Timor, assumiu o cargo de chefe dos Serviços de Agricultura, função que ocupava quando em 1975 rebentou a guerra civil. Durante a ocupação indonésia foi nomeado governador de Timor Leste, cargo que exerceu entre 1982 e 1992, o que levou a que muitos timorenses o acusassem de traição e de colaboracionismo com o ditador Suharto. Porém, muitos timorenses que passaram pelas prisões indonésias, sempre reconheceram o apoio que Mário Carrascalão deu às suas famílias e até às redes clandestinas, o que permitiu salvar centenas de vidas e manter viva a ideia da independência. Além disso, contribuiu para que centenas de timorenses estudassem em universidades indonésias e, sobretudo, foi o grande impulsionador do diálogo com a Resistência, tendo ele próprio tido encontros com o guerrilheiro Xanana Gusmão em 1983 e 1990, que abriram as portas ao processo que desaguou na independência de Timor-Leste.
Conheci o Engenheiro Mário Carrascalão e com ele convivi em diferentes locais e circunstâncias, designadamente na Fazenda Algarve, próximo de Liquiça, que é propriedade da sua família e onde, provavelmente, será sepultado no cemitério da família.
Biológica e culturalmente, Mário Carrascalão tinha tanto de timorense, como de português. Honrou esses dois legados. Com a sua morte, Timor Leste perdeu um dos seus filhos mais notáveis, mas Portugal também perdeu um dos seus grandes amigos timorenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário