sexta-feira, 21 de julho de 2017

O Tour é a grande festa dos franceses

O Tour de France realiza-se desde 1903, é uma das mais antigas provas desportivas mundiais e este ano está na sua 104ª edição.
Como é habitual, todos os anos durante o mês de Julho, um pelotão com mais de duas centenas de ciclistas pedala pelas estradas francesas, trepa pelas cadeias montanhosas dos Pirinéus e dos Alpes e, no último dia, desfila pelos Campos Elíseos em Paris. A popularidade do Tour é realmente indescritível e nenhum acontecimento social desperta tanto o entusiasmo dos franceses, conforme testemunham as transmissões televisivas feitas em directo.
Nos últimos anos os ciclistas franceses têm estado pouco competitivos e não têm dado grandes alegrias aos seus compatriotas. Porém, este ano as coisas têm sido diferentes e há dois ciclistas franceses que estão no top 10, o que reforça o entusiasmo dos franceses, inclusive do Presidente Macron que não deixou de ir incentivar os ciclistas seus compatriotas. Ontem, numa das mais importantes etapas disputada entre Briançon e o Col d’Izoard, o ciclista francês Warren Barguil destacou-se, subiu quilómetros de montanha alpina e terminou a etapa isolado e em primeiro lugar. Foi uma quase festa nacional e muitos jornais franceses, entre os quais Le Parisien, publicaram hoje a fotografia de Barguil, poderoso e imponenente, a cortar a meta com as montanhas alpinas em segundo plano. Foi realmente uma grande alegria para os franceses que, assim, se esquecem que quem vai à frente é um inglês de apelido Froome.

Sem comentários:

Enviar um comentário