quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Fiestas Colombinas e Huelva ali tão perto

A cidade espanhola de Huelva é a capital da província de Huelva, que pertence à comunidade autónoma da Andaluzia, distando cerca de 50 quilómetros da fronteira portuguesa. Tal como Vigo, Badajoz ou Ayamonte, também Huelva atrai os portugueses pela sua proximidade e vitalidade económica, mas também pelo seu interesse histórico.
Na periferia da cidade situa-se o município de Palos de la Frontera, uma pequena localidade das margens da ria de Huelva, de cujo porto partiram no dia 3 de Agosto de 1492 as caravelas La Pinta e La Niña e a nau Santa Maria, sob o comando de Cristovão Colombo e com a companhia dos irmãos Pinzón. Foram estes navios que rumaram ao desconhecido e julgaram ter chegado à Índia. Por isso, aqueles territórios tomaram o nome de Índias de Castela e, ainda hoje, as ilhas das Caraíbas são conhecidas como as West Indies.   
Nas proximidades fica o mosteiro franciscano de La Rabida, onde Cristovão Colombo se recolheu antes de iniciar a sua viagem, bem como o Muelle de las Carabelas, um espaço museológico onde podem ser visitadas as réplicas dos navios de Colombo.
Porém, quer Huelva quer Palos de la Frontera têm outros motivos históricos de interesse e, também, as Fiestas Colombinas, que comemoram o dia da partida dos três navios de Cristovão Colombo que chegaram ao continente americano. São seis dias de festa e de alegria, sobretudo na área do Recinto Colombino, isto é, na área a sul da cidade onde se encontra o Monumento a la Fe Descobridora ou Monumento a Colón de 37 metros de altura e que foi doado pelos Estados Unidos em 1929.
Hoje, o diário Huelva información dedica a sua primeira página às Festas Colombinas com uma fotografia do iluminado Monumento a Colón.

Sem comentários:

Enviar um comentário