domingo, 27 de agosto de 2017

Aste Nagusia, a grande festa basca

Terminam hoje em Bilbau as famosas festas Aste Nagusia Bilbao 2017 que, muitas vezes, são consideradas a maior mostra da cultura do País Basco (ou Euskal Herria), a região histórico-cultural do extremo norte da Espanha onde vive o povo basco.
Ao longo de oito dias, o Ayuntamiento de Bilbao promoveu um extenso programa de actividades que incluiu mais de quatro centenas de iniciativas como as corridas de touros, o teatro de rua, inúmeros concertos desde o lírico ao pop-rock, fogos de artifício e, sobretudo, muitas actividades características da cultura basca. De entre estas, destacaram-se as bilbainadas, um género musical típico da região da Biscaia e os jogos e as danças tradicionais bascas.
Este ano a Aste Nagusia teve como particular atracção uma exibição levantamento de pedras, uma tradição rural basca, que foi aproveitada para homenagear a família Izeta da povoação de Aia, que tem mantido esta prática ao longo de sucessivas gerações. Então, Hodei Izeta levantou uma pedra de 178 kg, o dobro do seu peso corporal, fazendo-o por 4 vezes; Jesús Mari levantou uma pedra cúbica de 113 kg durante 3 minutos; Hodei e José Ramón levantaram uma pedra de 100 kg apenas com uma mão e fizeram-no 80 vezes. Os pequenos Izeta Jakes (9 anos) e Unax (7 anos) também participaram e levantaram pedras de 25 kg.
Porém, o momento alto desta iniciativa do desporto rural basco foi o “ataque” à “mitica piedra de Mungia” que pesa 4.300 kg e que foi protagonizado por sete indivíduos bascos de superior compleição física e treino nesta arte. Sete forzudos, cinco por detrás e dois pela frente, dizia o Deia, o jornal nacionalista basco que se publica em Bilbao. A pedra foi movida durante 20 minutos ao longo de 68 metros! A multidão incitou e aplaudiu. Desde há quase 50 anos que a pedra não era movida e, por isso, o jornal dizia que “este dia quedará en la historia de todos los bilbainos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário