sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Barcelona e a globalização do terror

Ontem em Barcelona, no seu mais famoso local turístico e que é um passeio obrigatório para todos os que visitam a cidade, aconteceu uma tragédia que matou 13 pessoas e deixou mais de oito dezenas de feridos numa acção já reivindicada pelo Daesh.
Depois de passar a Praça da Catalunha, uma carrinha entrou na zona central das Ramblas, exclusiva para peões, lançando-se a alta velocidade por essa larga avenida pedonal que desce por algumas centenas de metros, atropelando muitas dezenas de pessoas. A cidade e toda a Espanha ficaram em estado de choque, como se verifica hoje na imprensa espanhola, mas também na imprensa internacional.
Este atentado vem mostrar uma vez mais a globalização das ameaças que pesam sobre as sociedades europeias, mas também vem unir a Espanha e, provavelmente, dissuadir os catalães de optarem por saltos no escuro no que respeita às suas ideias separatistas, num tempo de grande contestação à pressão turística e de muita tensão devido à possível realização de um referendo sobre a independência da Catalunha, considerado inconstitucional pela maioria das forças políticas. Esta tragédia vai, portanto, ter alguma influência no futuro da Catalunha e da Espanha.
Segundo refere a imprensa, em pouco mais de um ano aconteceram oito ataques em cidades europeias, nos quais foram utilizados camiões ou carros contra as pessoas que circulavam na via pública. O maior desses atentados aconteceu na cidade francesa de Nice onde em Junho de 2016 morreram 84 pessoas, mas também já ocorreu em Berlim, Londres, Estocolmo e Paris. Estamos, portanto, confrontados com uma ameaça global à segurança e à liberdade das pessoas.
Embora os últimos tempos tenham sido de grandes tragédias em Portugal por causa dos incêndios florestais e pela queda de uma árvore na ilha da Madeira, a barbaridade desta acção jhiadista em Barcelona impressiona e vem confirmar que a nossa liberdade e o nosso modo de vida estão cada vez mais condicionados.

Sem comentários:

Enviar um comentário