segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O fim do longo reinado de Usain Bolt

A corrida de 100 metros é uma das mais antigas provas do calendário olímpico e foi sempre considerada a prova rainha do atletismo, deixando gravado nos anais do desporto os nomes de atletas famosos como Jesse Owens e Carl Lewis. Nos Jogos Olímpicos de Pequim que se disputaram em 2008 surgiu uma nova estrela na velocidade pura que venceu a corrida de 100 metros. Era natural da Jamaica e chamava-se Usain Bolt. A partir de então, Bolt dominou as principais corridas de velocidade e triunfou nos Jogos Olímpicos de 2008, 2012 e 2016 e nos Mundiais de 2009, 2013 e 2015, para além de muitas participações em estafetas vencedoras.
Apresentou-se agora em Londres nos Mundiais de 2017, naquela que anunciou ser a sua última corrida, mas não foi além de um terceiro lugar, tendo sido derrotado pelo norte-americano Justin Gatlin, o seu  velho rival.
Justin Gatlin é cinco anos mais velho do que Bolt e nunca lhe tinha ganho numa grande final dos Jogos Olímpicos ou dos Mundiais. Antes, vencera os Mundiais de 2005 e  os Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, em que batera o português Francis Obikwelu. Depois de um longo percurso de castigos por doping e de derrotas, Justin Gatlin repetiu o título conquistado doze anos antes após uma corrida feita em 9,92 segundos, o que também é significativo. Porém, no final da corrida de Londres, Gatlin fez questão de se ajoelhar perante Usain Bolt, numa atitude simbólica e reverencial que muitos jornais registaram. Um desses jornais foi o diário catalão La Vanguardia que destacou essa  fotografia na sua primeira página. 

Sem comentários:

Enviar um comentário