segunda-feira, 4 de setembro de 2017

A ameaça norte-coreana está a agravar-se

A Coreia do Norte testou com sucesso uma bomba de hidrogénio desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental. O anúncio foi feito pela televisão estatal norte-coreana mas, algumas horas antes, os sismógrafos japoneses e sul-coreanos já tinham detectado uma explosão de grande magnitude que provocou um sismo artificial. Julga-se ter sido o sexto teste nuclear norte-coreano e foi o mais potente de quantos já tinham sido realizados, o último dos quais em Setembro de 2016.
Com este teste, o regime de Kim Jong-un elevou o seu nível de ameaça e, um pouco por todo o mundo, os alarmes dispararam. Diversos países e organizações condenaram este teste nuclear com uma bomba de tão elevada potência que viola várias resoluções da ONU, ao mesmo tempo que exigem o fim dos programas balísticos e nucleares norte-coreanos.
A imprensa internacional destaca hoje esta notícia que está a causar justificado alarme em todo o mundo e o Libération utiliza a expressão “une bombe a retardement”, insinuando que o conflito tende a agudizar-se.
De facto, a corda já está demasiado esticada e todas as linhas vermelhas foram ultrapassadas. O regime de Kim Jong-un sabe que o confronto bélico significará a destruição do seu país e uma catástrofe para o povo norte-coreano, mas os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul sabem que não ficarão à margem de pesadas perdas e de avultados custos. O mundo sabe que a situação pode gerar uma crise mundial nunca vista antes ou uma catástrofe global. A China é a charneira entre as duas partes deste conflito, mas tem-se mantido afastada desta crise. Sabe-se lá porquê. O que se sabe é que o clima de confrontação se acentua todos os dias e o mundo está alarmado.

Sem comentários:

Enviar um comentário