sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A arte e a técnica de Cristiano Ronaldo

O prestígio e a popularidade de Cristiano Ronaldo são um fenómeno muito raro no mundo do desporto, conforme se verifica uma vez mais na edição de hoje do diário desportivo espanhol as, que destaca na sua primeira página a fotografia de Ronaldo a marcar o primeiro golo da sua equipa no encontro de futebol entre as selecções nacionais de futebol de Portugal e das Ilhas Faroé, a contar para o apuramento para os Mundiais de 2018.
Esse jogo disputou-se ontem no Porto e terminou com a vitória portuguesa por 5-1, tendo Ronaldo marcado três golos. Quando eram decorridos apenas três minutos de jogo, o capitão da equipa portuguesa fez um remate acrobático, cheio de arte e técnica futebolística, marcando o seu primeiro golo. Não admira que um jornal português tivesse destacado essa imagem de grande espectacularidade que define a qualidade de qualquer futebolista, mas quando essa fotografia é destacada num jornal espanhol, exactamente no dia em que a Espanha e a Itália se vão encontrar em jogo decisivo para o mesmo Mundial de 2018, é mesmo um motivo de admiração e confirma o prestígio internacional do jogador português.
O festejado golo de Ronaldo foi marcado com um pontapé de bicicleta ou gol de chilena, como dizem os espanhóis, o que parece que nunca tinha acontecido na sua carreira: o jogador inclina o corpo para trás e levanta uma perna para rematar, o que faz quando tem o corpo suspenso no ar e paralelo ao solo.
Embora não tenhamos a intenção de futebolizar este espaço de actualidades que é a Rua dos Navegantes, o facto é que Cristiano Ronaldo a isso nos obriga.

Sem comentários:

Enviar um comentário