sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A catastrófica acção do furacão “Irma”

A tempestade tropical ou furacão Irma que foi classificado como categoria 5, a mais elevada na escala de Saffir-Simpson, pode já ser considerado o mais perigoso furacão que nos últimos anos se formou no Atlântico Ocidental. Na sua rota no mar das Caraíbas, o Irma tem devastado algumas das ilhas das Pequenas Antilhas, provocado algumas mortes e uma enorme destruição de bens. A imprensa francesa classifica como catastrófica a destruição causada pelo Irma em algumas ilhas francesas das Caraíbas e as imagens que nos chegam pela televisão mostram cenários de completa destruição. A imagem publicada pelo Daily News é expressiva e o título que substitui a palavra hurricane por horrorcane dá a exacta medida daquilo que está a acontecer.
O furacão aproxima-se agora da costa dos Estados Unidos e, segundo anunciaram as autoridades americanas, pode atingir a Florida durante o próximo fim-de-semana. Está a afectar uma área superior à superfície da França, o seu “olho” tem cerca de 50 quilómetros de diâmetro e, ocasionalmente, já terão sido registadas rajadas de vento de 360 quilómetros por hora. Na Florida todos estão alerta. É, verdadeiramente, uma onda catastrófica em movimento.
O Atlântico Oriental e às costas europeias e africanas estão livres desta catástrofe que todos os anos afecta e destrói as ilhas das Caraíbas e o sul dos Estados Unidos. Nesse aspecto, Portugal é um verdadeiro oásis, embora não esteja livre de outras catástrofes naturais.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário