quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Macau organiza o Festival da Lusofonia

Embora se realize entre os dias 20 e 22 de Outubro e, portanto, ainda falte um mês para a sua realização, o Festival da Lusofonia de Macau já hoje é destacado pelo jornal Tribuna de Macau, que salienta que o mesmo vai ter edição reforçada este ano. Será a 20ª edição de uma iniciativa que tem tido grande sucesso, que se tem realizado em Outubro de cada ano e que envolve gente de várias origens geográficas que têm em comum a língua portuguesa.
A primeira edição do Festival da Lusofonia de Macau aconteceu em 1998, quando o território ainda estava sob administração portuguesa, tendo sido integrado no programa de actividades comemorativas do 10 de Junho, isto é, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com o objectivo de homenagear as comunidades lusófonas residentes em Macau pelo seu contributo para o desenvolvimento do território. O sucesso foi grande e as autoridades chinesas apreciaram-na, pelo que a iniciativa continuou depois do dia 20 de Dezembro de 1999, quando cessou a administração portuguesa e Macau se tornou a Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China.
Ao longo das 19 edições já realizadas, o Festival da Lusofonia tornou-se uma das grandes festividades anuais do calendário cultural macaense, sendo reconhecido como um factor de promoção turística pelo seu contributo para a oferta e para a diversidade cultural do território, ao atrair a participação de muitos residentes de Macau, de naturais dos países de língua portuguesa, de Hong Kong e de outras regiões da China.
Embora o programa do 20º Festival da Lusofonia ainda não tenha sido divulgado pelo Instituto Cultural de Macau, que é a instituição que organiza o evento, a Casa o Brasil em Macau já prepara a sua participação que este ano será essencialmente um tributo à poesia brasileira. Espera-se agora o anúncio das iniciativas que serão apresentadas por portugueses, angolanos, moçambicanos, cabo-verdeanos, timorenses, guineenses, são-tomenses e outros falantes de português.

Sem comentários:

Enviar um comentário