terça-feira, 5 de setembro de 2017

Os portugueses nos 500 anos do Havre

A cidade portuária francesa de Le Havre tem festejado este ano os seus 500 anos e, por isso, preparou um extenso programa comemorativo.
Acontece que durante a 2ª Guerra Mundial a cidade foi ocupada pelos alemães e que na sequência do desembarque da Normandia de Junho de 1944 sofreu danos catastróficos e ficou praticamente destruída. Ainda antes do fim da guerra o arquitecto Auguste Perret foi designado para planear a reconstrução do centro da cidade. Cerca de 60 anos depois, no ano de 2005, Le Havre, a cidade reconstruída por Auguste Perret, foi inscrita na lista do património mundial da UNESCO.
No âmbito das comemorações dos 500 anos da cidade, a Rendez-Vous 2017 Tall Ships Regatta (RDV2017) organizada pela Sail Training International decidiu escalar o porto do Havre. Cerca de três dezenas de grandes veleiros, entre os quais se destacaram o Kruzenshtern, Mir, Sagres, Cisne Branco, Shabab Oman II, Alexander Von Humboldt, Shtandart, Jolie Brise e Santa Maria Manuela, entre outros, visitaram o porto e a cidade durante quatro dias para participar nas festividades comemorativas.
Como curiosidade regista-se a participação portuguesa através da barca Sagres e do lugre Santa Maria Manuela, assim como do Rancho Folclórico Orgulho Português do Havre, cuja participação também visou homenagear os 80 anos do navio-escola português. O diário Le Havre libre publicou uma desenvolvida reportagem sobre a RDV2017 e dedicou-lhe a sua capa com uma expressiva fotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário