sábado, 6 de janeiro de 2018

A tradição da Cabalgata de Reyes Magos

Na tarde de ontem, dia 5 de Janeiro, a maioria das cidades espanholas assistiu a um grandioso desfile com alguns vistosos carros alegóricos, que é conhecido como a Cabalgata de Reyes Magos.
Trata-se de uma tradição espanhola que parece ter nascido em finais do século XIX e que não é exclusiva das cidades do país vizinho, pois também acontece em algumas cidades polacas, checas, mexicanas e, segundo consta, até na vila de Monção no norte de Portugal.
O desfile evoca a tradição cristã, segundo a qual os três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – vieram do Oriente para visitar o “rei dos Judeus” que acabara de nascer em Belém, na província romana da Judeia, para o adorar e para lhe entregar presentes. Nesta moderna versão da Natividade, os três Reis Magos “entram” na cidade em carros ricamente decorados, rodeados pelos seus pajens que distribuem pequenos presentes às crianças, sobretudo muitos quilos de caramelos, mas também alegria, cor, ilusão e magia. Porém, para além do seu significado simbólico, a cabalgata também é um grande espectáculo visual, que não difere muito dos desfiles carnavalescos.
Este dia 5 de Janeiro e este ritual na véspera do Dia de Reis são muito apreciados em Espanha e a população vem para a rua para acompanhar o festivo cortejo. Hoje, os jornais espanhóis escolheram imagens da Cabalgata de Reys Magos para ilustrar as capas das suas edições, assim acontecendo com o diário El Pueblo de Ceuta, em que se vê uma multidão na rua e se destaca que "a magia dos Reis Magos se impôs à ameaça da chuva”.

Sem comentários:

Enviar um comentário