sábado, 13 de janeiro de 2018

Donald Trump um incendiador do mundo

Dentro de dias cumpre-se o primeiro ano do mandato de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos e diversas revistas internacionais já começaram a fazer balanços sobre o year one, ilustrando as suas edições com sugestivos cartoons. A revista Time é uma dessas revistas.
Donald Trump, ou simplesmente Donald, é o 45º presidente dos Estados Unidos. Foi eleito com menos 2,8 milhões de votos do que Hillary Clinton e foi a quarta vez na história americana que um presidente foi eleito com menos votos populares que o seu adversário. Porém, o Donald teve a maioria no colégio eleitoral e, por isso, foi nomeado para ocupar a presidência. Assim, no dia 20 de Janeiro de 2017 e com 70 anos de idade, o Donald tornou-se a pessoa mais velha a assumir a presidência dos Estados Unidos, levando consigo para a Casa Branca a maior derrota nas urnas que um presidente eleito alguma vez tivera. Porém, se essas imperfeições eleitorais fragilizaram desde o início o mandato de Donald, o tempo fez emergir outras fragilidades bem piores. No plano interno as polémicas têm-se sucedido na política, nos negócios, nas relações sociais e no seu assumido comportamento sexista e xenófobo, mas tem sido sobretudo na política internacional que o Donald se tem destacado pela negativa, ao levar por diante os lemas da sua campanha eleitoral, isto é, Make America Great Again e America First.
Como a capa da revista Time sugere, o Donald tem incendiado o mundo, não só na forma como tem conduzido a conflitualidade na península coreana ou no reconhecimento de Jerusalém como capital da Palestina, mas também na forma como recusou os acordos de Paris, como tem enfrentado a União Europeia e o financiamento da NATO, como tem apoiado as monarquias mais retrógradas do Golfo e como tem hostilizado os mexicanos, os chamados hispânicos e, de uma forma geral, os emigrantes.
Após um ano de mandato, a arrogância e a ignorância do Donald fizeram aumentar a insegurança e a incerteza no mundo. Ele é realmente um incendiador.

Sem comentários:

Enviar um comentário