quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Uma tapeçaria que nos ensina a História

O presidente francês Emmanuel Macron estará amanhã em Londres em  visita oficial e espera-se que anuncie o empréstimo da Tapeçaria de Bayeux para ser exposta no Reino Unido. Se isso acontecer, será a primeira vez que essa famosa tapeçaria que conta a história da batalha de Hastings sairá de França.
A batalha de Hastings travou-se no dia 14 de Outubro de 1066 e opôs Guilherme da Normandia ao rei anglo-saxão Harald II ou a infantaria inglesa à cavalaria normanda. A batalha durou quase um dia inteiro em vez das habituais duas ou três horas e veio a decidir-se pelo uso do arco e flecha no momento decisivo da batalha. Segundo referiu um especialista, a batalha de Hastings assinalou a última vez que a Grã-Bretanha foi conquistada, o que nunca voltou a acontecer depois, nem com a Invencível Armada de Filipe II de Espanha, nem com o poderio de Napoleão, nem com os bombardeamentos aéreos e as ameaças de Hitler.
Muitos dos pormenores da batalha de Hastings são conhecidos através da grande Tapeçaria de Bayeux que foi encomendada dez anos depois da batalha pelo bispo de Bayeux, meio-irmão de Guilherme da Normandia, o vencedor da batalha.
A tapeçaria bordada no século XI é uma longa sucessão de quadros com meio metro de altura por 70 metros de comprimento, com desenhos e legendas complementares, que integra a exposição permanente do museu da cidade normanda de Bayeux, de onde só saiu muito raramente e nunca para o estrangeiro. A hipótese da quase milenar Tapeçaria de Bayeux sair pela primeira vez de território francês, que o diário The Times hoje pré-anunciou, é um acontecimento cultural importantíssimo no quadro das relações entre a França e o Reino Unido..

Sem comentários:

Enviar um comentário