sexta-feira, 18 de maio de 2018

Angola e Portugal voltam a conversar

As condições meteorológicas estiveram desfavoráveis com muito vento e com o mar um pouco encrespado, mas o temporal parece que já lá vai e, de acordo com a edição de hoje do Jornal de Angola, está confirmada uma visita oficial a Angola do primeiro-ministro português António Costa, ao mesmo tempo que se anuncia a renovação de um acordo militar entre Portugal e Angola.
Ninguém desconhece que as relações entre os dois países são muito fortes, tanto no plano histórico, como no plano cultural. Esses planos são dois parâmetros essenciais das relações luso-angolanas e os políticos de ambos os lados não podem ignorá-los sob a pressão de assuntos menores ou de interesses conjunturais. Há milhares de angolanos a viver em Portugal e há milhares de portugueses a viver em Angola. Num lado ou no outro, ambos se sentem bem e ambos se sentem em casa. E há, ainda, aqueles portugueses que gostam de Angola e aqueles angolanos que gostam de Portugal.
O encontro do presidente João Lourenço com o primeiro-ministro António Costa pode ser, e espera-se que seja, o recomeço de uma relação sustentada entre os dois países, que vá para além do interesse económico, da afinidade política ou das circunstâncias da conjuntura, mas que seja uma relação cada vez mais fortalecida pela língua comum e pelo intercâmbio cultural intenso e com dois sentidos, por exemplo no desporto, na música e nas artes em geral.
É com natural satisfação que aqui se salienta este reencontro entre os dois países, através do encontro de João Lourenço com António Costa, agora em Luanda e, proximamente, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário