sexta-feira, 18 de maio de 2018

Lula da Silva já anunciou candidatura

Desde o dia 7 de Abril que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se encontra numa prisão de Curitiba, por ter sido condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.
O assunto diz respeito aos brasileiros e ao seu sistema de Justiça, não sendo um tema para ser tratado por estrangeiros que não conhecem a realidade brasileira. Porém, é interessante saber que numa sondagem feita entre os dias 9 e 12 de Maio, se verificou que 51% dos entrevistados considera justa a prisão de Lula, mas que 38,8% consideram a detenção do ex-presidente como injusta. Outra curiosidade da sondagem é o grau de confiança dos brasileiros na sua Justiça, pois 52,8% consideram-na pouco confiável, há 36,5% que a consideram nada confiável e apenas 6,4% a considera muito confiável. Outra curiosidade, ainda, é o facto de 49,9% dos entrevistados entender que Lula da Silva não conseguirá disputa as eleições presidenciais deste ano, enquanto 40,8% entende que ele irá mesmo disputar as eleições. Temos, portanto, um Brasil muito dividido.
Neste contexto, aconteceu ontem um facto relevante, quando o jornal Le Monde, cuja seriedade, reputação e prestígio internacionais são inequívocos, abriu as suas portas a um texto do antigo presidente brasileiro e publica a sua fotografia em primeira página. Nesse texto, Lula da Silva reitera a sua intenção de se candidatar às próximas eleições presidenciais, onde continua a liderar as preferências dos brasileiros, afirmando que a sua prisão, tal como o impeachment de Dilma Rousseff, fazem parte de um plano para afastar do poder o seu partido.
Disse: “Sou candidato a presidente do Brasil, nas eleições de Outubro, porque não cometi nenhum crime e porque sei que posso fazer o país retomar o caminho da democracia e do desenvolvimento, em benefício do nosso povo” e acrescentou que “diante do desastre que se abate sobre o povo brasileiro, a minha candidatura é uma proposta de reencontro do Brasil com o caminho de inclusão social, do diálogo democrático, da soberania nacional e do crescimento económico, para a construção de um país mais justo e solidário, que volte a ser uma referência no diálogo mundial em favor da paz e da cooperação entre os povos".
A história do triplex do Guarujá está mal contada, a candidatura de Lula está anunciada e apoio do Le Monde é de peso. Veremos se avança ou se tropeça nas artimanhas e nas entre-curvas da Justiça brasileira.

Sem comentários:

Enviar um comentário