domingo, 27 de maio de 2018

Macau vai ter a maior ponte do mundo

É a maior ponte do mundo! Começou a ser construída em 2009, já está concluída e vai assegurar a ligação entre as três principais regiões administrativas do sul da China ou as três grandes cidades no delta do Rio das Pérolas, isto é, Hong Kong, Zhuhai e Macau. Tem cerca de 50 quilómetros de extensão e consiste numa série de três pontes suspensas e um túnel submarino de 6,7 quilómetros, além de três ilhas artificiais. Nestas ilhas haverá uma zona de controlo de fronteiras, parque de automóveis e áreas de lazer.
Chama-se Ponte Hong Kong - Zhuhai - Macau ou, mais simplesmente, Ponte HZM e espera-se que seja aberta ao tráfego rodoviário dentro de um mês, embora o jornal hoje macau anuncie que a inauguração está sem prazo à vista.
É um mega-projecto de engenharia e os chineses querem mostrar ao mundo que também são capazes nestas áreas tecnológicas. Por agora, o problema parece ser o movimento de viaturas e a gestão do tráfego, estando estabelecidas quotas para limitar o número de veículos que circularão na ponte. No caso de Macau, estão autorizadas 600 quotas para veículos macaenses autorizados a circular de Macau para Hong Kong ou Zhuhai, isto é, procura-se evitar que por um qualquer imprevisto a ponte fique congestionada por tráfego intenso e inesperado, o que significa que não vai ser possível a um qualquer cidadão macaense dizer para a família ou para os amigos: "Metam-se no carro. Vamos almoçar a Hong Kong".

Sem comentários:

Enviar um comentário